Mulher posa para foto vestindo lindo vestido de cauda real, saia ampla em modelagem princesa e belíssimo busto em renda.

Descubra a nobreza que o uso da cauda oferece ao vestido de noiva

No século XIV, as caudas dos vestidos de noiva foram criadas para fazer as noivas se destacarem entre as convidadas da nobreza.Na época, todas podiam usar vestidos longos e até mesmo brancos. A presença da cauda conferia singularidade ao traje da noiva, destacando-a de maneira imponente e exclusiva no meio da celebração.

Vale lembrar que, em certos períodos da história, o casamento foi símbolo de status e prestígio. Por muito tempo, o uso de vestidos de noiva com cauda era reservado a mulheres de status social. O comprimento da cauda, por sua vez, indicava a quantidade de prestígio e estatuto social da noiva e de sua família , ou seja, a cauda era um indicador de riqueza e posição social.

Mas atualmente, o vestido de noiva assim como o uso da cauda, carrega outros significados, como a expressão do estilo pessoal da noiva, que sonha com uma entrada dramática em sua cerimônia, enquanto a cauda se estende pelo corredor, ou mesmo por ser um dos únicos momentos que poderá usar uma cauda longa.

Assim, tanto o modo de usar, podendo ser imponente e ganhando todo um destaque no vestido ou simplesmente um detalhe suave, isto também acompanhado com os diversos modelos, desde os clássicos até os boho chic.

Com isto, a Casamarela preparou um material especial para você que deseja usar cauda em seu vestido, mas não tem a certeza de como escolher.

Índice de Conteúdos:

Cauda Slip

Essa cauda é bem rente ao chão, geralmente presente em modelos com saias mais fluidas, como a seda, ou um tule plumeti. Também apresenta um godê rodado e leve

Estético e delicado, é indicado para noivas que não buscam uma cauda longa e para vestidos mais minimalistas. Também é uma boa opção para casamentos intimistas, com cerimônias em locais menores

Mulher posa para foto utilizando vestido boho e romântico em tule e renda

Cauda Court

Da expressão francesa ‘court’, que significa ‘curto’. Este estilo apresenta uma cauda estreita, que não passa de um metro de comprimento, sendo uma opção mais discreta e prática. Adequado para vestidos de noiva sutis e elegantes.

Pelo seu tamanho curto, é ideal para casamentos ao ar livre, pois não atrapalha os movimentos da noiva, além de ser usado em vestidos de todos os tecidos e rendas.

Mulher posa para foto utilizando vestido de noiva em Tafetá Basmati, com decote em V e abertura frontal, e saia com bolsos laterais e cauda.

Catedral

Umas das caudas mais tradicionais, possui um metro ou mais de comprimento, e se encaixa em tecidos mais clássicos como os mikado e renda.

Com um comprimento imponente, é uma ótima opção para a noiva que busca uma entrada majestosa e deseja criar um impacto visual significativo nas fotografias.

Assim, a escolha da cauda catedral sugere vestidos mais formais e uma cerimônia em um local mais espaçoso. Sendo uma opção que adiciona um toque de glamour e sofisticação ao vestido.

Mulher posa para foto com uma cauda catedral modelagem evasê e composição de renda

Cauda Real

Usada na maioria das vezes pela nobreza, como a princesa Kate Middleton, é um modelo que se estende por vários metros. Assim, por ser uma cauda longa, excedendo os três metros de comprimento, é necessário assistência para carregar ou movimentar-se durante o casamento. Além disso, há a necessidade de espaço para o vestido.

Porém, apesar dos desafios práticos associados à cauda real, esta opção é fortemente impactante, criando um efeito dramático e majestoso.

Mulher posa para foto utilizando vestido de noiva Rosa Clará de Alta Costura, acabamento no punho e saia princesa

Cauda Watteau

Esta opção é para noivas que buscam um toque alternativo em relação às caudas tradicionais, com um um caimento único e impecável. Com sua característica distinta, essa cauda tem início nos ombros, não na cintura, imprimindo elegância e um estilo atemporal.

Com um modelo que lembra a vestimenta da Grécia Antiga, fica perfeito para estilos de vestido como sereia ou evasê, além de permitir o uso de tecidos mais fluidos, como o tule plumeti, que se refere a um tipo de tule feito de seda.

Mulher posa para foto utilizando vestido de noiva  cauda estilo Watteau

>> Leia também: A diferença de véu, grinalda, mantilha e voilette

Cauda Sereia

Engana-se quem optar pelo corte sereia; não pode usar cauda.

A sugestão é o uso da cauda com o mesmo nome. A cauda sereia é uma abordagem moderna e sensual para o vestido, com design justo ao corpo próximo dos joelhos, para depois se expandir, imitando a aparência da cauda de uma sereia. Este design cria uma silhueta curvilínea e é conhecido por realçar as curvas da noiva de maneira elegante e sensual.

Além disso, seu design oferece versatilidade em relação ao local da cerimônia, podendo ser ao ar livre ou em locais formais.

Mulher posa para foto utilizando vestido de noiva estilo sereia com detalhes florais

Cauda Removível

Com uma característica versátil, oferece à noiva a capacidade de variar o visual do vestido ao longo da celebração.

Isso é possível graças à cauda integrada de forma removível na parte de trás do vestido, no local da cintura. Assim, facilita a movimentação da noiva sem abandonar a nobreza que o uso de cauda proporciona

Perfeito para modelos sereia, fluidos ou evasê, a cauda pode harmonizar-se com o tecido do vestido ou ser confeccionada em outro material, proporcionando um elegante efeito de sobreposição de texturas

Mulher posa para foto com vestido de noiva cauda removível com detalhes no ombro

Sobressaia com cauda removível

Este modelo comunica modernidade; a sobressaia é uma sobreposição fixada na cintura do vestido. Semelhante em alguns aspectos à cauda removível, quando o assunto é versatilidade em tecidos ou textura.

Entretanto, a sobressaia possibilita à noiva a oportunidade de personalizar o visual de sua cauda, inserindo os modelos como catedral ou real com seus comprimentos durante a cerimônia e a retirada no momento da festa, exibindo praticidade sem abrir mão da elegância.

Modelo postando na foto com vestido modelo sereia, decote coração e cauda removível

>> Leia Mais: História das Tradições de Casamento no Brasil

Invista em uma curadoria personalizada com Casamarela!

Agora que você está familiarizado com todos os tipos de caudas, como imagina subir ao altar?

Temos uma seleção incrível de modelos de marcas internacionais que refletem qualidade, elegância e extrema sofisticação. Com dezenas de opções disponíveis, você pode personalizar e adaptar a cauda dos seus sonhos para o seu dia especial.

Queremos ajudar você a encontrar o vestido que irá capturar sua essência. Entre em contato conosco e agende um atendimento especial e único.

Clique no botão abaixo para saber mais:

Tenha em mente que o seu casamento é um momento mágico e inesquecível. Deixe seu vestido contar a história da sua jornada única.

Continue acessando o nosso blog e redes sociais Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest para acompanhar as tendências e novidades do universo da moda bridal!

Compartilhe esse post

Preencha os dados abaixo para entrar em contato via WhatsApp