A Nobreza das Caudas nos Vestidos de Noiva

Conheça mais sobre as caudas e seus tipos e descubra qual você quer usar

No século XIV, passou-se a usar caudas nos vestidos de noiva para que as noivas se diferenciassem de suas convidadas, já que todas podiam usar vestidos longos e requintados, podendo ser até mesmo branco. Assim, a cauda da noiva ganhava destaque no meio de todos. 

Foto: Arquivo Digital

Atualmente, muitas noivas procuram por vestidos de noiva que tenham a cauda por achar bonita, ou por imaginar as fotos que podem ser tiradas com a cauda ou mesmo por ser um dos únicos momentos da mulher que ela poderá usar uma cauda longa. 

Essa cauda pode ser bem imponente ou simplesmente um detalhe suave no vestido, lembrando que ela precisa combinar com o estilo e local de casamento, podendo ser usadas em casamentos diurnos e noturnos. São diversos os modelos de caudas, desde caudas em vestidos mais clássicos quanto em vestidos boho chic, e tenho certeza que você, agora, vai conseguir escolher qual a melhor cauda pro seu vestido dos sonhos.

Cauda slip: essa cauda é bem rente ao chão, apenas tocando-o levante com suas pontas. Geralmente estão presentes em modelos onde as saias tem mais fluidez, como a seda e tule plumetti, ou que ela tenha um godê bem rodado e leve. Fica lindo e delicado no vestido, sendo muito indicado para noivas que não querem uma cauda longa, casamentos mais intimistas, em locais menores ou em casas de campo e, até mesmo, para os vestidos mais minimalistas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cauda court: uma cauda mais estreita, que não passa de um metro de comprimento. Como ela é bem sutil, fica perfeita para casamentos ao ar livre, pé na areia ou em fazendas, pois não atrapalha a noiva para se movimentar. Essa cauda permite ser usada em vestidos de todos os tecidos e rendas. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cauda capela: a cauda mais tradicional e usada nos vestidos de noiva. Ela tem de 1 metro a 1,5, se encaixando em vestidos mais clássicos, como os de mikado e renda, mesmo que durante o dia. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cauda catedral: muito usada no estilo princesa dos vestidos de noiva, essa causa pode ir de 2 metros a 2 metros e meio, sendo bem longa e usada muito pelas noivas que casam a noite na igreja. Vestidos em mikado, com a cauda catedral, ficam muito imponentes e sofisticados. Ja os de renda com pontos de luz, transmitem muito romantismo.

Foto: Divulgação

Cauda real: essa cauda foi usada pela princesa Kate Middleton, onde é muito usada pelos casamentos da realeza. Como ela ‘e muito longa, passando dos 3 metros de comprimento,  dificilmente as noivas optam por ela, por precisarem de um espaço maior para seu vestido. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cauda watteau: usada muito nos vestidos da Rosa Clara, essa cauda, diferentemente das outras, começa nos ombros e não na cintura. Seu estilo ‘e mais grego, ficando perfeita para vestidos sereia, fluidos ou evasê.  Geralmente elas são feitas do tule plumetti, que é um tule de seda com um caimento único e impecável.

Foto: Divulgação

Cauda sereia: essa causa aparece nos vestidos de noiva sereia, pois sim, noivas que optam pelo corte sereia também podem casar com uma incrível cauda. 

*laurette, sabra, petúnia, astral, melrose light, huxley, josie, 

Cauda removível: essa cauda ‘e embutida na parte de trás do vestido, onde fica a cintura. Assim, quando a noiva opta por um vestido sem cauda, ou que queira aumentar a cauda para cerimônia, pode optar pela removível. Ideal para modelos sereia, fluidos e evasê, podendo acompanhar o tecido do vestido ou ser de outro material, para dar um efeito de sobreposição de tecidos. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sobressaia com cauda removível: esse modelo de cauda é fixo em uma saia que tem suas extremidades presas ao quadril do vestido, dando um efeito visual moderno ao vestido. A noiva pode optar em entrar na cerimônia com a sobre saia e tirar para a festa. Assim como a cauda removível, ela também pode acompanhar o tecido do vestido ou ter uma sobreposição de tecidos. Muito usados em modelos sereia, evasê e, quando a noiva quer um modelo bastante imponente, pode ser colocado para a cerimônia, mesmo tendo a cauda catedral ou real. 

Agora que você conhece todos os tipos de cauda, como se imagina subindo ao altar? Conta pra gente.

O atendimento é realizado com agendamento prévio

segunda à sexta-feira, das 11h às 18h.
sábados, das 9h às 14h.

Eai, gostou dos modelos 2020 da marca? Vem conhecer a coleção completa e se apaixonar!

Agende seu horário.

Unidades Casamarela:

São Paulo: Rua Peixoto Gomide, 1801 – Jardim Paulistano, São Paulo (11) 3061-0239
Campinas: R. Maria Monteiro, 54 – Cambuí, Campinas – SP (19) 3254-4091
Piracicaba: R. Boa Morte, 1984 – Centro, Piracicaba – SP (19) 3413-5879