Do Período Gótico ao Romantismo

A Casamarela convida você para esta viagem no tempo com muitas inspirações para o seu vestido de noiva

As roupas começaram a ser utilizadas pelos seres humanos por três principais motivos: proteção, pudor e adorno. Ao evoluir dos anos, pode-se identificar vestes características de cada período, chamada de Indumentária: Indumentária Egípcia, Grega, Romana…Foi na Europa que podemos observar as transformações das vestimentas conforme as transformações da sociedade.

Período Gótico:  século XII


O Casal Arnolfini – Jan Van Eyck

Neste período os vestidos femininos ficam mais ajustados ao corpo e as mangas, longas, abrem em efeito flare, sendo mais compridas do que os braços. A silhueta desta época é vertical e reta. As mulheres usavam um tecido que ia do queixo até os cabelos para adorno da cabeça, assim como chapéus e laços.

Renascimento: século XV

Isabel de Borbon – Juan Pantoja de la Cruz

Momento da história em que se tem um retorno para as tradições gregas e romanas. Este período é caracterizado pelas ciências, antropocentrismo e iluminismo.

O vestidos apresentavam saias volumosas e no decote, rufos, espécie de gola alta e volumosa, geralmente branca e com renda. Os rufos simbolizam luxuosidade e prestígio social. O brocado é muito valorizado no período.

Barroco: século XVII

Duas Senhoras da Família Lake – Peter Lely

Período em que uma maior liberdade e importância das mulheres é registrada na sociedade. Os vestidos eram confeccionados todo no mesmo tecido, sóbrios, com tecidos mais fluidos.O decotes são amplos e o corselet passa a ser menor e menos rígido.

Rococó: século XVIII

Maria Antonieta – Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun

As vestes femininas da época eram compostas por vestidos longos. Saias, sobressaias, corselet triangular e ancas laterais que conferiam volume extra para a saia. O vestido era adornado por babados, rendas, fitas, flores e demais detalhes que pudessem ser encontrados. É nesse período que temos a imagem de Maria Antonieta, reconhecida como precursora da moda como nós a conhecemos. Maria Antonieta não economizava para que seu costureiro lhe fizesse novos modelos, que seriam copiados pela corte.

Romantismo: século XIX


Condessa de MacMahon e seu neto – François-Joseph Kinson

Durante este período os vestidos perderam volume, se tornando mais cônicos, as mangas ficaram justas nos punhos e os decotes mais altos. Este período também é conhecido como Era Vitoriana devido ao reinado da Rainha Vitória que marcou a história do casamento por se casar por amor (não por acordo financeiro) e por eternizar o branco como a cor do vestido de noiva.

O século XX inicia com uma nova face para a moda feminina, que reflete também nos vestidos de noiva de cada período. Qual vestido de época é perfeito para o seu casamento?

O atendimento é realizado com agendamento prévio

segunda à sexta-feira, das 11h às 18h.
sábados, das 9h às 14h.

Eai, gostou dos modelos 2020 da marca? Vem conhecer a coleção completa e se apaixonar!

Agende seu horário.

Unidades Casamarela:

São Paulo: Rua Peixoto Gomide, 1801 – Jardim Paulistano, São Paulo (11) 3061-0239
Campinas: R. Maria Monteiro, 54 – Cambuí, Campinas – SP (19) 3254-4091
Piracicaba: R. Boa Morte, 1984 – Centro, Piracicaba – SP (19) 3413-5879