História da Aliança

Você sabe como surgiu a tradição de usar aliança?

Todas as pessoas que já foram em algum casamento na vida, sabem que o momento da troca das alianças é muito emocionante para o casal e um marco, mas você sabe quando surgiu essa tradição ou qual a simbologia por trás dela?

Existem muitas especulações sobre qual é a real história, a verdade é que existem muitas e todas fazem sentido com o que um casamento se propõe a ser. Tem quem acredite que no Egito antigo 2.800 a.C., elas já eram usadas e representavam uma serpente engolindo sua cauda, chamada de ‘ouroboros’ e simbolizava a eternidade do laço, já que o círculo não tem nem começo nem fim. 

Quando o Egito foi tomado por Alexandre O Grande, ele gostou da ideia e adotou para a sua crença, simbolizando devoção. Com a descoberta do magnetismo na Grécia, começou-se a produção alianças imantadas e colocadas sempre no dedo anular da mão esquerda – eles acreditavam na existência de uma veia diretamente ligada ou coração, que passava nesse dedo- fazendo o coração do casal ficar ligado um ao outro para sempre. 

Os romanos, também gostaram dessa tradição e resolveram utilizá-la também, mas em muitos casos, ela poderia representar uma espécie de posse do marido sobre a esposa, visto que ela já não poderia mais ser cortejada por nenhum outro homem, sua vida pertencia “diretamente” a aquele que o deu a aliança, mas hoje, sabemos que não é assim.  Conforme foi se passando o tempo, as alianças foram ganhando novos materiais, a fim de representar riqueza e status perante aquela sociedade. 

Porém, a tradição da aliança não era tão comum no nosso continente americano, alguns estudiosos dizem que foi só por meados de 1940 que nos Estados Unidos, alguns casais começaram a adotar esse hábito. Como alguns homens iam para guerra, queriam ter algo que os ligasse à amada e a aliança começou a ter esse papel. 

O cristianismo também gostou desta tradição e resolveu usá-la, contudo para simbolizar a prosperidade, união e principalmente fidelidade, já que uma vez de aliança, você deve respeitar o seu parceiro ou parceira na relação. 

Bom, além das inúmeras histórias por trás do uso da aliança, cabe ao casal saber o motivo pelo qual está fazendo essa escolha e cada cultura tem o seu jeito de lidar com isso e o mundo é múltiplo e não cabe a nós  julgar como o outro escolhe simbolizar o seu amor. Nós por aqui, ainda achamos esse momento super especial e adoramos ver. 

Gostou de saber um pouco mais sobre?