Conheça essa técnica tão usada nos vestidos da Yolancris

Na década de 1920 a estilista Madeleine Vionnet (1876-1975) criou a técnica do moulage, de origem francesa, uma forma muito avançada de modelagem em que esta é feita de forma tridimensional ao invés da criação plana. Ela é caracterizada por ser feita diretamente no manequim e foi inspirada nas vestimentas gregas da antiguidade, que não tinham costuras, sendo sustentadas pelos ombros.

Se você procurar no dicionário Larousse a palavra moulage, ela será definida como “moldagem: operação de tirar o molde de uma estátua”.

Os manequins usados em moulage são diferentes dos manequins de costura, podendo se basear na proporção do corpo da mulher brasileira, por exemplo, e é muito usada pela Alta Costura como a Yolancris.

Através dessa técnica temos a criação da peça feita diretamente no manequim, onde é aprimorado o caimento e o acabamento da roupa.  Para esse processo se usa uma tela 100% algodão, denominado como morim, e após o modelo ser aprovado, fica mais fácil planificar essa tela em um desenho bidimensional. Só assim é passado para o tecido final da peça.

A técnica do moulage valoriza muito a peça, pois ela é construída em cima de um formato real do corpo humano, ajudando a modelista a ter maior entendimento sobre curvas e formatos do corpo real.

Durante o desenvolvimento dessa técnica de moulage, a criação e imaginação são despertadas na estilista, permitindo novas construções.

A Yolanda e Cristina Perez, criadoras e estilistas da Yolancris, usam muito essa técnica para criarem seus modelos de vestidos de noiva boho chic. Seus modelos são autênticos, diferentes e ricos em detalhes. Realçam a feminilidade e são cheios de informações de moda, tudo o que uma Alta Costura pede, sempre feitos com tecidos e matéria-prima de qualidade.

As estilistas misturam vários tipos de rendas e tecidos em um mesmo vestido, podendo ter a renda chantilly, guipure, rebrodê, galope, rechelieu, juntos a cetim de seda, tule de seda, brocado, entre outros. São modelos em que a técnica do moulage é pensada para criar vestidos de noiva únicos e especiais.

Esse estilo de vestido é cada vez mais procurado pelas noivas brasileiras, principalmente para casamentos na praia, campo, fazenda ou uma casa no interior. As noivas que amam o moulage e sonham em casar de Yolancris, mas querem um casamento clássico de véu e grinalda: saiba que essa técnica combina muito também! Podemos acrescentar bordados delicados, mangas e, com a ajuda de um saiote, peça para dar volume na saia do vestido de noiva, acrescentamos um ar mais princesa ao vestido.

Foto: Larissa Felsen
Produção e beleza: Tat Make

Foto: Larissa Felsen
Produção e beleza: Tat Make

Algumas imagens do Atelier Yolancris para nos inspirar:

Assim como nós, você também se encantou pela forma que moulage tem de construir vestidos incríveis? Como é o vestido Yolancris que você sempre sonhou?