Trend Alert: As Aplicações 3D Estão Fazendo A Cabeça Das Noivas

Saiba mais sobre esse bordado que combina com todos os estilos de vestidos e casamentos

Acredita-se que o bordado tenha surgido logo após a descoberta da agulha, para uma função estética e nada utilitária. Esse trabalho pode ser feito à mão ou em máquina com variados tipos de agulhas e fios.

O bordado foi muito usado na Grécia Antiga e pelas rainhas de Tróia mas, somente no século VII que ele ganhou força. As rainhas e suas damas de companhia se empenhavam para fazer seus próprios bordados.

A Itália ficou conhecida como o centro dos bordados, onde eles serviam de molde para toda a Europa, tendo bordados planos e em relevo.

No século XXI, os estilistas Elie Saab e Oscar de la Renta começaram com a técnica de aplicações em 3D nos vestidos de noiva, em sua maioria, nos formatos de flores. A flor tem um toque de romantismo, feminilidade e o poder de transformar, combinando muito com os vestidos de noiva. Essa super tendência está fazendo a cabeça das noivas brasileiras, que começaram a usar o 3D no vestido do grande dia. Elas criam um efeito visual encantador e único, dando a impressão que vão “pular do vestido”.

Elie Saab – Alta Costura Outono-Inverno 2019/2020

Essas aplicações podem ser grandes ou pequenas, podendo ser bordadas com mini cristais e pérolas, para dar um acabamento delicado. A organza de seda e a própria renda do vestido são muito utilizadas para fazer as flores em 3D, caso o vestido seja de um tecido mais estruturado, ficam lindas quando feitas do mesmo. As aplicações 3D podem  ser feitas diretamente no tule ilusion, dando a sensação das flores na pele da noiva. Os formatos são variados, indo desde mini flores artesanais lembrando uma flor de fuxico até grandes rosas. Para criar alguns contrastes no vestido, usa-se as aplicações em 3D em tons pastel, no vestido todo ou somente em alguns detalhes, compondo um vestido de noiva elegante e suave.

As aplicações em 3D combinam com todos os estilos de vestidos e casamentos, indo desde um casamento durante o dia até um casamento a noite; ornando com o estilo boho chic, muito presente nos vestidos da Yolancris, romântico, vintage, clássico e moderno.

Uma tendência que está em crescimento são os vestidos de noiva que fogem do tom off white ou branco, seguindo para tons blush, rosé, champagne e nude. Estes, também ficam lindos com as aplicações em 3D, que seguem a mesma padronagem do tom do vestido. Para as noivas que querem aumentar o busto, ombros ou quadris, a aplicação cai muito bem nessas regiões. Agora, se o intuito é suavizar as curvas, podem ser aplicadas ao longo do vestido de maneira que alongue a silhueta da noiva. O efeito 3D, quando aplicado do decote das costas até o final da cauda, fica com um visual deslumbrante, lembrando que durante toda a cerimônia os convidados veem a noiva de costas. Para as noivas que gostam dessas aplicações, mas não querem ousar muito, a dica é usar esse efeito nos detalhes de punho, um cinto, na gola, uma aplicação bem espalhada e delicada pela manga ou até mesmo na parte de baixo do vestido, dando um acabamento na barra.

FOTO: SÁVIO MARCOS; MODELO: MARI MALZ; BELEZA: LARA NEVES

Caso a noiva opte por um modelo em que não haja as aplicações 3D nós resolvemos: esse trabalho é totalmente manual e artesanal e pode ser feito em qualquer tipo de vestido, de acordo com o gosto de cada noiva.

Os bordados em flor 3D são encantadores. O que você acha desse charme extra para o seu vestido de noiva?