A Delicadeza da Manga Longa

Vestido de noiva com manga longa: um acessórios a mais nos vestidos

Por volta dos anos 30, as mangas compridas ficaram populares nos vestidos de noiva. Foi nessa época que o corpo da mulher voltou a ser valorizado em silhuetas mais ajustadas, mas em vestidos mais simples. Então, passou-se a usar as mangas em vestidos mais minimalistas, em sua maioria sem a existência de decotes. 

Atualmente, depois que a princesa Kate Middleton se casou com as mangas compridas, a procura por elas aumentou ainda mais. As noivas se inspiram muito em princesas, para organizar seu casamento e escolher seu vestido ideal, e a manga longa entra nesse quesito completando o look da noiva. 

Seja por conta da estação climática, por achar bonitas e delicadas ou por querer cobrir o braço, as noivas conseguem usar a manga longa em seu vestido e, quando esse não tem no modelo pronto, nos conseguimos adaptar, combinando com o vestido em um todo. Aqui, podemos ter a opção de fazer as mangas removíveis, assim a noiva, em algum determinado momento da festa, pode optar em tirar as mangas compridas.

As mangas mais tradicionais e clássicas, para os vestidos de noiva são a manga longa, manga 3/4, mangas bufantes (uma forte tendência que voltou com tudo) e as mangas poetas, que são mais largas e presas ao punho.

Foto: divulgação

A transparência nas mangas são muito delicadas e agradam muito as noivas. Rendas finas, guirri e bordados leves podem ser usadas para criar esse efeito visual, combinadas ao tule. A ideia é parecer que a manga foi desenhada na pele da noiva.

Para as noivas que gostam de sobreposições, a base da manga em renda chantilly com bordados em rendas rebrodês, ficam muito românticas; ou mesmo a manga somente em renda, remetendo toda a delicadeza das noivas.

Para os vestidos mais minimalistas, todo em mikado, zibeline, crepe de seda, georgette de seda, por exemplo, as mangas no mesmo tecido ficam muito sofisticadas e elegantes. Podendo ser retas e ajustadas ao corpo ou até mesmo bufante.

Beleza e produção: Tat Make
Foto: Larissa Felsen

Uma das tendências 2021 são as mangas em point d’esprit, que cada vez mais as noivas brasileiras estão usando. O point d’esprit são mini poás, sendo muito delicados e graciosos.

Para casamentos na praia, escolha sempre mangas onde a leveza esteja em evidência. Agora, se o casamento for mais clássico, as mangas com sobreposições ou bordados já combinam mais.

Se você não vai se casar em uma estação mais fria, não tem problema. As mangas dos vestidos de noiva funcionam como um acessório, podendo ser adequadas a qualquer estação do ano. Então, basta usar opções de mangas mais leves, como toda na renda chantilly ou em renda sobreposta ao tule para acompanhar as estações primavera e verão e, para as estações mais frias, a renda pode ser mais fechada, por exemplo.

Quanto aos acessórios, pulseiras e braceletes não são necessários quando se tem mangas compridas no vestido. Aqui, deve usar somente os brincos, grinalda, véu ou mantilha. Lembrando que estes precisam sempre combinar com o estilo do vestido, decote e mangas. As mantilhas podem seguir o mesmo padrão da renda das mangas, ser similar ou as rendas aparecerem somente no barrado da mantilha.

Com tantas opções e tipos de mangas para seu vestido de noiva, como você imagina se casando?

O atendimento é realizado com agendamento prévio

segunda à sexta-feira, das 11h às 18h.
sábados, das 9h às 14h.

Venha conhecer a coleção completa e se apaixonar!

Agende seu horário.

Unidades Casamarela:

São Paulo: Rua Peixoto Gomide, 1801 – Jardim Paulista, São Paulo (11) 3060-5480
Campinas: R. Maria Monteiro, 54 – Cambuí, Campinas – SP (19) 3254-4091
Piracicaba: R. Boa Morte, 1984 – Centro, Piracicaba – SP (19) 3413-5879